quarta-feira, 15 de setembro de 2010

R.I.C.


Não, não estou falando da filial da rede Record no sul do país, mas no novo padrão de identidade nacional, o R.I.C. ou Registro de Identidade Civil.
A partir de novembro deste ano começa a ser expedida e obrigatório o novo documento de identidade, que deve substituir o RG, CPF, Título de eleitor, e no futuro Passaporte, carteira de motorisa, registro de veículos, até cartões de crédito e de banco.
Parecido com um cartão de crédito, o RIC também terá um chip com informações adicionais, como cor da pele, altura e peso. As impressões digitais não serão mais coletadas através de tinta no dedão, dedão no papel. As impressões serão escaneadas e enviadas para um banco de dados do INI – Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal.

O RIC contará também com dispositivos anti-scanner, imagens ocultas e palavras impressas com tinta invisível, fotografia e impressão digital a laser, além de todas as informações trabalhistas, previdenciárias e criminais do cidadão gravadas no chip.

A troca total da atual identidade RG pelo Registro de Identidade Civil deve acontecer gradativamente em um prazo de 9 a 10 anos.

Nossa Opinião:
Legal, bacana, ok...o sistema é 100% seguro, já vem sendo utilizado no Japão e alguns países da Ásia a cerca de 5 anos. O sistema nacional vai além, e o mais importante é que em caso de esquecimento, o uso do seu polegar serve para resolver qualquer pendenga e até sacar dinheiro!!! Isto vai reduzir drasticamente as fraudes e contribuir para um avanço sem precedentes em nosso país, qualquer semelhança com o filme GATACCA é mera coincidência?

PLAY >

Nenhum comentário:

Postar um comentário