domingo, 1 de maio de 2011

WATSON O NOVO SUPER PC DA IBM

Em 1997 o "DeepBlue" um super PC da IBM venceu pela primeira vez um humano em um jogo de xadrez, era o inicio de uma evolução que nos deixa cada vez mais perto de uma consciência artificial, em fevereiro deste ano o Watson, derrota a humanidade." Essa foi uma das manchetes para a vitória de Watson, um computador que ganhou dos melhores competidores que a raça humana tinha disponível no Jeopardy!, um jogo de perguntas e respostas da TV americana. Pudera: Jeopardy! é um jogo complexo. Para humanos, inclusive. Jogo este que o robozinho do sbt maysa tenta imitar em uma copia mal sucedida nos domingos a noite criada pelo sbtilvio santos!

Mais impressionante que seu banco de dados é o programa que fez tudo isso, ele pode servir para tarefas bem mais humanas que responder perguntas. Desde que programado adequadamente.
Comparando em termos de processamento, um pc de ponta hoje seria uma bicicleta e o super pc um jato supersônico.
Logo após seu registro para uso no governo americano, o mesmo foi proibido de se conectar a internet pela C.I.A., temendo uma invasão a sistemas complexos de defesa caso fosse infestado por um vírus ou mesmo acessado por um hacker e utilizado para outro fim, pois com sua capacidade de processamento seria brincadeira quebrar qualquer sistema de proteção existente. Qualquer semelhança a um antecessor da Skynet, a poderosa rede que adquiriu consciência e dominou o mundo distópico do filme Exterminador do Futuro é mera coincidência?

Um antecessor muito distante certamente. Watson representa o primeiro sistema artificial capaz de entender razoavelmente uma conversa com humanos.

Antes de adquirirem qualquer coisa próxima a uma consciência de si mesmos, os computadores terão que se tornar capazes de evoluir, melhorando a si próprios, dispensando os programadores. Mas isto ainda é assunto para ficção científica.

by efblasius

Nenhum comentário:

Postar um comentário